Em seis meses Bombeiros atenderam 529 ocorrências de queimadas na Capital


Foto: Fábio Pellegrini
Campo Grande (MS) – De janeiro até agora (julho), o Corpo de Bombeiros do Estado atenderam 529 ocorrências de queimadas na Capital. Segundo a corporação, de 28 de maio até 14 de junho deste ano, foram realizados 34 atendimentos de queimadas nas áreas urbanas. De janeiro a julho de 2009, os Bombeiros atenderam 410 ocorrências. Portanto, o número de incêndios urbanos vem crescendo. De acordo com os Bombeiros, grande parte dos incêndios ocorrem em vegetação, terrenos baldios, matas e pastagens.

A corporação informou que dos 34 atendimentos de queimadas urbanas, sete ocorreram na região do segredo; cinco no Prosa; seis no Bandeira; cinco na região do Anhanduizinho; quatro na região da Lagoa e quatro no Imbirussu. Grande parte dos registros de incêndios deste ano foi para atender os bairros: José Abraão, Jardim das Meninas, Guanandi, Nova Lima, Tijuca II, Copasul, Zé Pereira, Chácara Cachoeira, dentre outros bairros da Capital. A guarnição dispõe de cinco veículos denominados de Auto-Bomba Tanque (ABT), para atender as chamadas contra incêndios em Campo Grande.



Alerta



A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec) também informa que, devido ao tempo seco, aumenta o risco de incêndios florestais. Portanto, recomenda-se à população para não fazer fogueiras nas proximidades das matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegam por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, devem também evitar jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.





Veja algumas dicas dos Bombeiros contra incêndios:



No Carro


Evite surpresas desagradáveis. Mantenha seu veículo em boas condições de uso, fazendo periodicamente a manutenção preventiva; Pratique e ensine a retirada do extintor de seu suporte; Verifique todo mês o estado de conservação do extintor, seguindo as instruções contidas no rótulo do fabricante.



Em casa


Não permita cortinas compridas ou tapetes sobre fios elétricos nem os passe atrás de móveis. Não esqueça ferro de passar roupa ligado. Evite vazamentos de gás de cozinha; verifique-os usando espuma de sabão, nunca fogo; produtos químicos e inflamáveis devem ser mantidos em recipientes apropriados, bem fechados e longe do alcance de crianças. Ao acender a lareira ou a churrasqueira, não use líquidos inflamáveis como álcool, solventes e outros, de preferência use álcool gel. Não limpe o piso de sua casa com gasolina ou solventes; os vapores com o ar formam misturas explosivas. Se possível, coloque seu botijão fora de casa, obedecendo às orientações do fabricante para sua instalação. Lembre-se de fechar o registro do gás quando for dormir ou não estiver usando. Nunca ponha papel-alumínio ou algum metal dentro do forno de microondas. Não fume na cama ou quando estiver com sono.



No escritório


Não sobrecarregue os circuitos elétricos. Desligue todo equipamento elétrico da tomada, ao término do expediente. Não permita que fios elétricos cruzem a passagem, pois, ao serem pisados, terão a capa protetora comprometida. Equipamentos elétricos aquecidos indicam problemas; chame um eletricista ou zelador. Não deixe lâmpadas acesas encostadas em papéis, nem próximas a eles. Verifique se o conteúdo dos cinzeiros está apagado antes de esvaziá-los nos restos de lixo. Evite sobrecarregar as fiações elétricas, ligando vários aparelhos numa só tomada. Não faça nem autorize que se façam instalações elétricas provisórias. Não armazene amostras de produtos químicos, solventes etc. Mantenha os arquivos e as prateleiras fechados.



Na indústria


Não guarde estopas nem trapos impregnados de óleo, de cera ou de outros combustíveis. Conservem combustíveis e inflamáveis em recipientes próprios, fechados, em ordem e devidamente rotulados. Não jogue no esgoto líquidos inflamáveis ou combustíveis, pois se inflamam facilmente e poderão produzir explosão.
Não faça instalações elétricas de emergência, porque elas sobrecarregam o circuito, provocando aquecimento e fogo. Por ocasião de serviços de corte e solda, peça auxílio à segurança para preparar o local. Utilize um sistema de permissões e precauções para os trabalhos de corte e solda.



Fogos de artifício


Para evitar a compra de material clandestino, é importante observar se o local de venda é credenciado. Nas lojas credenciadas, os vendedores são treinados para orientar os usuários sobre as medidas de segurança. Estas casas possuem iluminação blindada contra explosões, extintores e porta corta-fogos para evitar a propagação de incêndios.



Denúncias



Denúncias para quem está provocando queimada urbana podem ser feitas para a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat) pelo telefone 3318-9023.


FONTE SEJUSP MS


Tereza da Penha

Comentários

Seguidores