Nova legenda pode abrigar Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2018




Deputado Jair Bolsonaro pode disputa eleições presidenciais pelo MB (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Brasil pode ganhar em breve dois novos partidos: o Muda Brasil (MB) e o Igualdade (IDE). O pedido de registro dessas futuras agremiações já está em tramitação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso sejam aprovados, o país terá nas eleições do ano que vem um total de 37 legendas. Para isso, os dois partidos precisam estar registrados um ano antes das eleições, marcadas para outubro de 2018.

O MB é uma dissidência do PR, que pode ter como principal liderança o deputado federal Jair Bolsonaro e seus filhos Flávio Bolsonaro, deputado estadual pelo Rio de Janeiro, e Eduardo Bolsonaro, deputado federal pelo mesmo estado. Todos são filiados ao PSC. Caso o MB seja validado pelo TSE, Bolsonaro pode ser candidato a presidente em 2018 pela legenda. 

De acordo com as últimas pesquisas eleitorais, Bolsonaro e a ex-senadora Marina Silba (Rede) aparecem empatados nas pesquisas de intenção de voto para a corrida presidencial do ano que vem. Em primeiro apareceo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Já o IDE tem como principal bandeira a igualdade e acessibilidade de pessoas com algum tipo de deficiência. 

Se conseguirem registro, as legendas terão direito aos recursos do Fundo Partidário e acesso ao tempo de propaganda eleitoral gratuita caso consigam filiar deputados federais eleitos em 2014. O número de parlamentares de cada legenda na Câmara dos Deputados é usado no cálculo da distribuição do tempo no horário eleitoral. 

De acordo com a legislação, o registro só é deferido depois pela comprovação da legenda da obtenção da assinatura de apoio de 0,5% do eleitorado nas últimas eleições gerais. Essas assinaturas devem ser distribuídas por no mínimo um terço dos estados.

Fonte:em.com.br

Comentários

Seguidores