“Vítimas também criam a oportunidade”, alerta delegado sobre casos de furtos à residência

Pelo menos quatro casos de furtos à residência foram registrados em Dourados entre sexta e domingo, feriado prolongado em Mato Grosso do Sul. Em um deles, ocorrido no sábado (12), um casal de comerciantes teve um prejuízo de mais de R$ 15 mil depois que deixou uma ‘conhecida’ tomando conta da casa deles para viajar. O namorado dela, que está foragido, teria sido o autor do crime. A mulher, identificada como Mirian Cristina Rodrigues, de 41 anos, está presa.
Segundo o delegado adjunto da Delegacia Regional de Dourados, Venâncio Caputti Neto, este tipo de ocorrência é mais comum em períodos de férias, e feriados - como no final de semana -, e não são recorrentes no dia a dia.
Conforme a avaliação do delegado, o fator principal é a falta de atenção e cuidado das vítimas, que acabam muitas vezes por distração, ou algum outro motivo, criando oportunidades para a ação dos criminosos.
“Na maioria dos casos a vítima não toma os cuidados necessários para se precaver e cria oportunidades para a ação dos criminosos. O que envolve a ação do crime de furto nem sempre é apenas a iniciativa do criminoso, porque ele age conforme observa a oportunidade”, disse Neto.
No caso citado acima, do casal de comerciantes, o delegado aponta que este tipo de facilitação não pode acontecer.
“Eles deixaram a casa sob os cuidados de uma conhecida, que acabou levando o autor do crime para lá, e este viu a possibilidade de agir e agiu. As pessoas não devem confiar e cair na conversa de qualquer um. Furto à residência é semelhante a deixar uma bicicleta com cadeado e a outra sem. Se você facilita, o criminoso age”, alertou Neto.
Nesta terça-feira (15), o Dourados News mostrou que mais três registros de ocorrências apontaram para o mesmo crime. Em dois desses casos, as pessoas furtadas estavam viajando.
Fonte: Dourados News

Comentários

Seguidores