7º BPM de Aquidauana lança projeto de extensão “Falando de Trânsito”, para acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul



30/05/2012 | Frederico Guimaraes Miranda
Foto: Divulgação

Aquidauana (MS) - Depois de um dos eventos de Educação para o Trânsito de maior sucesso em Mato Grosso do Sul – I WORKSHOP DE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NO TRANSITO, realizado em Aquidauana e em outras inúmeras cidades no Estado, que direta e indiretamente, atendeu milhares de pessoas entre alunos, professores e profissionais da educação; o 7º Batalhão de Polícia Militar inicia mais uma atividade do PROGRAMA FALANDO DE TRÂNSITO – O Projeto de Extensão FALANDO DE TRANSITO NA UFMS.

O projeto em tela é fruto de uma parceria entre o 7º BPM e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Campus de Aquidauana. Ao longo dos anos de 2012 e 2013, serão desenvolvidas atividades teóricas, práticas e oficinas relacionadas à Educação para o Trânsito com os acadêmicos de Pedagogia da UFMS. Tal atividade é permanente e duradoura, evidenciando a metodologia, forma de trabalho e didática desenvolvida pela Polícia Militar de Aquidauana, conforme prescreve a Política Nacional de Estadual de Trânsito.

Por entender que atividades de curta duração e sem acompanhamento não atingem os objetivos propostos, o Projeto de Extensão FALANDO DE TRANSITO NA UFMS terá aproximadamente 40 horas aulas, em que os alunos aprenderão mais sobre a Lei Federal 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro e demais resoluções, visando à mudança de postura frente aos problemas sociais e comportamentais ocasionados pela violência no trânsito.

Ao final das atividades, tem-se como objetivo implantar uma nova visão em um ambiente até então quase não alcançado (Universidades), haja vista que boa parte dos projetos de Educação para o Trânsito é desenvolvida em Núcleos de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental e Médio. Busca-se ainda, o aprimoramento dos futuros professores e consequentemente a qualidade de ensino dos alunos, numa nova visão de comportamento, respeito e solidariedade.

O Soldado PM Geosmar, policial militar do 7º BPM, ministrará as aulas do Projeto de Extensão, sendo o responsável pelo projeto Falando de Trânsito, que promove em Aquidauana e região ações de educação e prevenção no trânsito. Geosmar foi o vencedor de um dos maiores prêmios de educação para o trânsito a nível de Estado – o 9º Prêmio CETRAN de Segurança no Trânsito - 2011 / Categoria “Geral - Educador de Trânsito”, junto ao Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN/MS, sendo publicado o resultado no diário oficial do dia 31 de maio de 2011. Um ano depois, o projeto demonstra ser de grande importância na área de educação, pois no dia 31 de maio de 2012, começará as aulas do projeto de extensão na UFMS.

“O projeto falando de trânsito na UFMS é importante, pois estará capacitando os acadêmicos de Pedagogia a desenvolverem atividades de conscientização sobre o trânsito nas escolas do município. A  parceria entre UFMS e Polícia Militar é fundamental para a concretização deste projeto.” – destacou a professora Marta Costa Beck, coordenadora do Curso de Pedagogia da UFM, campus de Aquidauana.

Assessoria de Comunicação - 7º BPM


FONTE: http://www.pm.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=141&id_comp=1403&id_reg=176372&voltar=home&site_reg=141&id_comp_orig=1403 ACESSO EM 31/05/2012

Comentários

Seguidores