Siqueira Campos defende navegabilidade dos rios

O governador Siqueira Campos (PSDB) defendeu a construção de usinas hidrelétricas nos rios Tocantins e Araguaia, “com responsabilidade e sustentabilidade” e, também, a navegabilidade de ambos, ressaltando a importância das eclusas. O pronunciamento ocorreu durante o encontro de governadores do PSDB, realizado nesta sexta-feira, 30, em Goiânia.




Um tema que tomou boa parte das discussões foi o pacto federativo e a distribuição de recursos arrecadados. Os governadores foram unânimes em defender uma melhor divisão desses recursos entre Municípios, Estados e a União.



Falando aos presentes, Siqueira Campos demonstrou a sua preocupação com a baixa receita dos municípios e a quantidade de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. O governador defendeu políticas sérias voltadas para a melhoria da renda das famílias. O programa de microcrédito do Governo do Estado Nossa Oportunidade foi citado por Siqueira Campos como uma das ações para combater o problema. O governador de Goiás, Marconi Perillo, elogiou a iniciativa do governo do Tocantins enfatizando que “esta é uma forma exemplar de garantir oportunidades aos trabalhadores”.



Os gestores estatuais também discutiram a Lei Kandir, que estabelece tributação sobre a produção, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 300, que regulamenta o piso salarial nacional para bombeiros e policiais militares e a Emenda 29, que determina o que pode ser considerado como gasto na saúde no orçamento dos estados e do Governo Federal. O Plano Plurianual da União também foi discutido, especialmente as necessidades de investimentos em infraestrutura e na educação nos estados.



Além de Siqueira e Perillo, estiveram no encontro o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, e os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo), Antonio Anastasia (Minas Gerais), Teotônio Vilela Filho (Alagoas), Simão Jatene (Pará), Beto Richa (Paraná) e Anchieta Júnior (Roraima). (Com informações da assessoria do governador)

Comentários

Seguidores