Hemosul necessita com urgência de doadores com tipagem O positivo

Campo Grande (MS) – O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) precisa do apoio urgente da população do Estado. O Centro necessita com urgência de doadores que possuam a tipagem O +.
De acordo com a assessoria do Hemosul, há apenas cinco bolsas dessa tipagem sanguínea, solicitada diariamente pelos hospitais que o Centro atende. A situação é incomum, pois esse tipo sanguíneo O +é encontrado na maioria da população.

Para que não haja diminuição de outros tipos sanguíneos, o centro irá disponibilizar uma equipe que ficará de plantão para quem quiser doar sangue durante o feriado e ponto facultativo. Mesmo com a ausência de expediente no dia 29 (sexta-feira), o Hemosul irá funcionar normalmente na sexta-feira (29) das 7 às 17 horas.

Doação

O Hemosul tem no cadastro cerca de 90 mil doadores, porém novos voluntários são sempre bem-vindos, principalmente quando há falta de sangue no estoque. Os voluntários que desejam contribuir precisam ter idade entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos, estar bem de saúde, bem alimentado, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas e estar portando algum documento de identidade com foto (RG, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação).
Antes da doação, o voluntário passa por uma pré-triagem, passando por um questionário sobre seu histórico de saúde e a coleta de sangue para exames preliminares. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalos de dois meses, mulheres doam até três vezes por ano, com intervalos de três meses a cada doação.
Em Campo Grande, o Hemosul está localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-1500.
Thierre Monaco
FONTE SEJUSP MS

Comentários

Seguidores