Puccinelli diz que menores infratores devem ser cuidados pelos pais e não pelo governo


Durante visita e anúncios de reformas de escolas na tarde desta segunda-feira (04) em Dourados, o governador André Puccinelli (PMDB), comentou sobre a situação da Unei (Unidade Educacional de Internação) Laranja Doce, que foi interditada há 10 dias pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, Zaloar Murat Martins.
“A Unei de Dourados tem 18 [internos] a mais, tem outras unidades da região com mais de 30 e como foi uma decisão judicial, ela vai continuar interditada. Assim que forem apreendidos eles [menores] serão encaminhados para outras unidades do Estado, conforme determinar a Justiça” afirmou o governador.
Questionado sobre uma possível ampliação ou a construção de uma nova unidade, o governador afirmou que seu governo dá preferencia a saúde e educação.
“Não vou ampliar e nem a construir novas Unei’s, tenho prioridade maiores em melhorar a saúde e educação, do que a construção de unidades para menores infratores que, se seus pais cuidassem, poderiam dar um bom destino a seus filhos” declarou Puccinelli.
A Interdição
Para interditar a unidade local, o juiz Zaloar usou a justificativa de que a casa virou um depósito de adolescentes.
“Não é possível falar-se em dignidade humana nas condições atuais de Unei local, temos um verdadeiro “depósito de adolescentes”, os quais ficam na totalidade de seu tempo ociosos, dentro dos alojamentos, sem qualquer atividade externa, quer seja banho de sol, alimentação, e principalmente a frequência a aula, tudo pelo fato da superlotação da unidade e a falta de agentes socioeducadores a fim de proporcionar a segurança local, que, hoje, é o maior obstáculo da ressocialização dos internos”.
Na época da interdição, o a Unei Laranja Doce contava com 58 internos, mais de 40% da capacidade, que é para 40 jovens.
Fonte: Dourados News

Comentários

Seguidores