Sem atendimento em hospitais, jovem dá à luz dentro de carro em MS

Capitão dos bombeiros que estava próximo ao local realizou parto de jovem.
Bebê prematuro nasceu com 2 kg e estado de saúde é estável.

Capitão dos bombeiros, Rafael Venâncio, segura a pequena Gayne Yasmin após o parto
(Foto: Rafael Venâncio/Arquivo pessoal)

A jovem, Camila Batista Brounel, 19 anos, deu à luz a filha Gayne Yasmin, dentro do carro da família após não conseguir atendimento em dois hospitais na tarde de sábado (12), na avenida Costa e Silva, em Campo Grande. Segundo a irmã da jovem, Carol Batista Brounel, 17 anos, a gestante sentiu dores em casa e procurou os hospitais da Mulher e Universitário, mas em razão de estar grávida de apenas sete meses e de não estarem disponíveis encubadoras nas unidades de saúde, ela precisou se deslocar até outra maternidade.
Ainda conforme Camila, a caminho da maternidade a jovem entrou em trabalho de parto e os familiares que estavam no carro preferiram parar o veículo e acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpos de Bombeiros.
A gestante foi atendida pelo capitão do Corpo de Bombeiros, Rafael Venâncio da Rocha, 29 anos, que estava parado em um semáforo da avenida e foi abordado pela irmã da jovem que o viu em um veículo da corporação.
Mesmo seguindo em direção a outro compromisso, uma reunião relacionada ao concurso dos bombeiros, que ocorre neste domingo (13), em cumprimento a sua função militar, ele foi até o local e socorreu a jovem.
Segundo Rocha, foram prestados os primeiros socorros a jovem, estabilizando o corpo dela e fazendo o monitoramento das contrações. Uma viatura foi acionada e se deslocou até o local. Mesmo com outros atendentes, Rocha pediu a equipe para fazer o parto.
Rocha disse ao G1 que “Nunca havia feito nada parecido”, e que realizar um parto era um sonho desde a sua admissão como cadete dos Bombeiros em 2005. “Esse parto foi a realização de um sonho antigo, que Deus me proporcionou”, explicou.
“Esperei muito tempo por essa oportunidade e ela veio só agora, por isso estou tão feliz”, afirmou o capitão, explicando que durante todo o período de treinamento como bombeiro sempre tinha vontade de atender esse tipo de ocorrência, mas que nunca era chamado.
De acordo com informações da família da jovem, ela está internada no HU acompanhada do esposo, e o estado de saúde dela e do bebê que, mesmo prematuro, nasceu com mais de 2 kg, é estável.
Fonte: G1 MS

Comentários

Seguidores