PEC 300, TALVEZ A SOLUÇÃO MAIS VIÁVEL NO MOMENTO, DIZ PM



Embora um pouco desacreditada por boa parte dos militares do Brasil, e ainda não sendo esquecida devido à luta incansável dos líderes militares do país, e o compromisso fundamental do deputado federal Mendonça Prado, que fez nascer a PEC 300 quando o mesmo relatou essa Emenda Constitucional, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, não vejo outra solução no momento, para as polícias e bombeiros do país a não ser com a aprovação da PEC 300.

Nas minhas viagens por todo o país em busca de manter a chama da PEC 300 acesa, ao lado de lutadores da causa, sendo aqui de Sergipe,Sargentos Edgard e Vieira, e o deputado Federal Mendonça Prado, tenho notado que para cada mobilização nossa, o sistema tem uma reação.

Cada Estado reage de maneira diferente para quebrar acorrente, como se já não bastasse as manobras da Câmara Federal. Porém essa última de Alagoas me chamou atenção pelo nível de divisão interna que o governo alagoano vem causando entre os militares daquele Estado.

Quando começou a onda da PEC 300, o governo de Alagoas equiparou os oficiais superiores com os delegados, ficou assim, o Major ganhava como delegado de 3ª classe, o Ten Cel como delegado de 2ª classe e o Cel como delegado de 1ª classe, pronto, bateu o egoísmo inerente a nossa categoria,agora estava tudo certo o resto que se exploda, vamos boicotar qualquer coisa contra o governo.

Eis que os delegados continuaram recebendo seus reajustes anuais e os oficiais superiores congelaram, hoje recebem a metade do que recebe um delegado de acordo com a classificação. Pois bem, na concentração para a caminhada na Praça Marechal Deodoro, estavam presentes companheiros de várias graduações e patentes, inclusive coronéis, só não tinha soldado, descobri então que a situação havia se invertido, agora o governo deu reajuste aos soldados e deixou não só os oficiais superiores de fora, como também as demais graduações e outras patentes, agora os soldados é que não queriam mais saber da PEC 300, o egoísmo mudou de lado.

Resumindo, não temos como brigar com sistema a vida inteira, por isso vejo na aprovação da PEC 300 uma solução para esses impasses, um piso estabelecido pela constituição nos trará pelo menos uma lei constitucional para reivindicarmos judicialmente, caso não seja cumprida, falo isso devido ao que acontece com os professores. Mas na verdade acredito que a desmilitarização seja fator fundamental para a resolução de vários dos nossos problemas, aproveito para fazer uma pergunta, por que o Corpo de Bombeiros é militar, se a sua função é essencialmente de defesa civil?

Lembrando as praças e oficiais, que esse é mais um ano que não recebemos nosso reajuste linear, desse jeito vamos voltar mendicância de outrora. Fiquem com Deus, um grande abraço.

Edgard Menezes (cidadão brasileiro)

Fonte: Plenario - FaxAju

Ilustração


Comentários

Seguidores