Segurança forma quase 200 profissionais pós-graduados em Gestão em Segurança Pública

Campo Grande (MS) – O aprimoramento da gestão em segurança pública é o principal foco da formação de quase 200 policiais civis do Estado que se formaram na pós-graduação nesta segunda-feira (13). De acordo com o coordenador do curso, perito criminal e coordenador Geral de Perícias, Alberto Dias Terra, a capacitação alia os conhecimentos práticos dos policiais civis com conhecimento acadêmico. “É um curso que só foi possível com o apoio do governador André Puccinelli e do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, que incentivaram o projeto e firmaram convênio com a Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública]”, destaca o coordenador.
“Além dos objetivos principais, de formar profissionais capacitados para Gestão em Segurança Pública, o curso conseguiu integrar os policiais civis sem distinção hierárquica, possibilitando um novo modo de se pensar e fazer segurança pública”, observa Dias Terra, referindo-se à integração dos estudantes que representam as diversas funções da polícia civil, entre delegados, peritos criminais, papiloscopistas e escrivães.

O secretário Jacini destacou o incentivo que a administração estadual oferece para a capacitação no campo da segurança pública. “A vertente da capacitação vem sendo implementada tanto quanto a aquisição de material. Neste curso, concluem quase 200 policiais que terão aprimoradas muito da sua capacidade de resolução e gestão da segurança”, afirmou o secretário que apontou este como o 638º curso oferecido na segurança pública no quatriênio que se encerra em 2010. “O mundo tem avançado muito nos campos profissional e tecnológico, por isso as políticas de segurança devem ser ampliadas por meio destes cursos. Porque a medida que se aumenta o conhecimento, também se aumenta a capacidade de gestão”, afirma Jacini.
Segundo o secretário, o ganho da segurança no Estado é grande, visto que são formados 200 profissionais especializados em um efetivo total de 1.300 na Polícia Civil. “Representa um ganho de cerca de 20% em gestão”.
Pós-graduação
A capacitação é oferecida através da plataforma de ensino da universidade paulista UniToledo em parceria com a Senasp e o governo do Estado. De acordo com a professora mestre Emiliana Camila Teixeira, os sete meses de curso foram bastante produtivos, tanto para o policiais capacitados quanto para a universidade que firmou parceria. “Para nós é uma honra ter iniciado este trabalho em Mato Grosso do Sul. A UniToledo está há quase meio século no campo da Educação e mostra que faz a diferença neste intercâmbio de informações para a produção de segurança pública”, diz a professora representando a reitoria da universidade.
Para o coordenador do curso, perito Alberto Dias Terra, a segurança ganha novos pensadores com a turma formada. “São futuros pensadores, os trabalhos de conclusão de curso foram obrigatoriamente formulados nos campos da gestão e segurança. São trabalhos científicos que serão analisados e estudados e que irão contribuir muito para a gestão em segurança pública no nosso Estado”, conclui o perito. 
Rogério Valdez

FONTE SEJUSP MS

Comentários

Seguidores