Bope finca bandeira do Brasil no Morro dos Macacos

O Morro dos Macacos está definitivamente sob o domínio do Estado novamente. Na tarde desta sexta-feira, o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, e o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), coronel Paulo Henrique Moraes, hastearam a bandeira do Brasil na parte mais alta da comunidade. O evento improvisado teve convidados mais do que especiais. Mesmo sem serem convidadas, algumas crianças que estavam perto pediram para participar. O pedido foi atendido. Com a ajuda de um menino e uma menina, também foi hasteada no local uma bandeira do Bope. Depois de participarem da cerimônia, as crianças fizeram ainda um outro pedido, que foi prontamente atendido. Elas queriam conhecer o carro blindado da Polícia Militar, conhecido como Caveirão, por dentro. No fim elas ainda fizeram a maior festa e posaram para fotos em cima do carro, que sempre foi sinônimo de medo para todos.
O lugar escolhido não poderia ser mais marcante. No ponto mais alto da comunidade, a localidade conhecida como Cruzeiro era palco para guerras entre traficantes do Morro dos Macacos e do Morro São João, foi usada pelos traficantes para a execução de rivais e teria sido dali que bandidos dispararam para derrubar o helicóptero da Polícia Militar, no ano passado. Onde antes imperava o terror, hoje está abrigada a garantia de paz. Policiais do Bope instalaram nesta manhã um contêiner no local, que vai servir como uma base provisória para as operações do batalhão. As crianças que participaram do evento desta tarde contaram que estavam felizes pela chegada da polícia porque “não teria mais fantasmas no Cruzeiro” e revelaram que ali aconteciam muitas mortes. Um dos meninos, que tem oito anos, disse para o capitão Ivan Blaz, relações-públicas do Bope, que vai “estudar para não ser vagabundo, porque bandido é mal e sempre morre”. Ele revelou que quer ser bombeiro ou trabalhar no Bope.

Em entrevista aos jornalistas presentes, Beltrame disse ainda que a pacificação do Morro dos Macacos é a “melhor resposta” a ser dada após o incidente com o helicóptero, que foi derrubado por traficantes em 17 de outubro do ano passado. O segundo dia de ocupação também foi muito tranquilo, assim como o primeiro. Policiais do Bope já iniciaram o policiamento em comunidades vizinhas, como os morros do São João e Quieto e seguem fazendo revistas pessoais e em residências para tentar encontrar traficantes, drogas e armas.

FONTE VIDA NA CASERNA

Comentários

Seguidores