Governo paraguaio aumenta recompensa por guerrilheiros

Denis Matos
PROCURADOS
Divulgação
Governo do Paraguai aumenta caçada a membros do EPP; recompensa por informações foi elevada
O governo do Paraguai aumentou o valor da recompensa para informações que levem a prisão de guerrilheiros do EPP (Exército do Povo Paraguaio), facção criminosa que age no norte do país e na zona de fronteira com o Estado.
O ministro do interior, Rafael Filizzola, disse, em entrevista coletiva, que o valor por informações que possibilitem a descoberta do paradeiro dos três integrantes da cúpula do EPP, passa de 500 milhões de guaranis (cerca de R$ 200 mil reais) para 800 milhões (R$ 320 mil reais).
“Resolvemos aumentar a recompensa por informação que nos leve à captura efetiva de Osvaldo Villalba, Magna Meza e Manuel Cristaldo Mieres a G$ 800 milhões”, revelou Filizzola. “Já pagamos várias recompensas e os informantes encontram-se em bom estado. Suas identidades jamais serão conhecidas”.
A busca intensa aos membros do EPP aumentou depois que membros do grupo executaram o professor Julián Ortiz Villalba, na fronteira com o Estado, por ele ter hospedado em sua fazenda policiais que investigavam o grupo na região.
Na caçada que seguiu-se à morte do docente, Gabriel Zárate Cardozo, integrante da terceira linha de comando do EPP, foi abatido a tiros em confronto com a Polícia Nacional. Os policiais encontraram documentos brasileiros na mochila de Zárate, o que indicava que ele planejava fugiu ou fazer incursões em território brasileiro.
Em junho, moradores da zona rural de Porto Murtinho alegaram ter vistos homens do EPP nas fazendas da fronteira.
Estariam na mesma região, ainda, outros dois membros do grupo, entre eles, o ex-dirigente camponês Alejandro Ramos.
“Pedimos a cada um dos membros do EPP que entreguem-se à justiça”, conclamou Filizzola, solicitando, também, o apoio da população para evitar que os foragidos tenham acesso a comida, água e abrigo. “Vocês já causaram muita dor ao povo paraguaio. Foram vocês que optaram pela violência”.
Com informações do site Sopa Brasiguaia
FONTE CG NEWS

Comentários

Seguidores