Bombeiros comemoram 40 anos de criação

Campo Grande (MS) - O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, neste ano, comemora 40 anos de criação da corporação e a instalação do 1º Grupamento de Bombeiros no Estado. Durantes esses 40 anos os militares da corporação têm realizado inúmeras atividades em prol da população do Estado. Dentre as atividades destacam-se os trabalhos de primeiros socorros (resgates), principalmente no transporte de gestantes para maternidades. Há 16 anos, atuando na profissão de bombeiro, o sargento Moiséis Nunes Nóia, 42 anos, já realizou 24 partos, sendo muitos deles dentro de viaturas. “Dentre os partos que atendi, em três deles as crianças nasceram sem vida. Quando ocorrem tais fatos exige da equipe muito controle emocional”, alertou o sargento Nóia (da direita na foto acima).

Dentre as diversas atividades que são realizadas pelos bombeiros, uma delas é o atendimento de primeiros socorros às mulheres em trabalho de parto, geralmente realizado em viaturas da Unidade de Resgate (UR) dos Bombeiros. Só neste ano, os bombeiros já realizaram três partos em viaturas. Dois deles foram realizados pelo sargento Odemir Hermínio de Jesus (foto).






O último parto realizado pelo sargento Hermínio ocorreu no dia 27 de agosto deste ano, quando a guarnição da Unidade de Resgate (UR-34), do quartel do bairro Tijuca, foi acionada para atender a ocorrência na residência de Priscila Diniz, na rua Sargento Floril Alcebiades Fernandes, 515, no Jardim Antárticas, na Capital. Durante o deslocamento para o Hospital Universitário, os bombeiros tiveram de parar próximo à lombada eletrônica na avenida Manoel da Costa Lima para realizar o parto de Priscila. O parto foi realizado por uma equipe de militares dos bombeiros, composta por dois sargentos (Herminio e Edilberto) e pelo cabo Amorim. A mãe, Priscila Diniz, e a recém-nascida (uma menina) foram transportadas para o Hospital Universitário, em Campo Grande, pela guarnição.


De acordo com os Bombeiros, este foi o segundo parto realizado este ano pelo sargento Herminio dentro da viatura, sendo que o primeiro foi feito no dia 7 de janeiro, nascendo um bebê do sexo masculino (cuja mãe deu o nome de Fernando). “São poucos que têm esse privilégio. Nós, bombeiros realizamos, diariamente, trabalhos com de resgates de muito sofrimento”, comentou o sargento Hermínio. Segundo ele, o parto de Priscila foi normal, mãe e filha passam bem. “A menina se chama Sâmara, e mudaram-se para a cidade de Aquidauana”, informou o sargento.


Pré-hospitalar


O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, coronel Ociel Ortiz Elias, explica que os bombeiros têm uma boa aceitação por parte da população, pelos serviços prestados ao Estado. “Isso gera uma certa responsabilidade para capacitação e treinamento dos militares, principalmente no que diz respeito aos trabalhos de atendimento pré-hospitalar. É com satisfação que prestamos esse tipo de serviço à população do Estado”, disse o coronel Ociel.


O sargento Moiséis Nunes Nóia atualmente é comandante de socorros do 3º Sub-Grupamento dos Bombeiros, no município de Nova Andradina (MS). Casado, pai de quatro filhos, diz que seu principal objetivo na corporação é socorrer a população, principalmente, prestar atendimento às pessoas mais humildes. “Poder ajudar alguém que não têm condições financeiras é gratificante. É um prazer fazer parte dessa família de bombeiros, que atualmente possui uma estrutura avançada”, comentou ao informar que, durante 16 anos de profissão, já realizou trabalhos de resgates de 26 acidentes em 24 horas. “Na guarnição já fui socorrista e motorista. Fiz diversos cursos, como de mergulhador, socorrismo (resgates), condutor de viatura de emergência, estágio de salvamento aéreo, de aeródromo dentre outros cursos”.


Ato de bravura


De acordo com as informações da guarnição, durante os 40 anos de criação dos Bombeiros, 15 militares foram promovidos por ato de bravura. O último bombeiro militar a receber a promoção, foi o sargento Adinei da Silva Carneiro, que, em junho de 2008, foi promovido, pelo governador André Puccinelli, à graduação de terceiro sargento do Corpo de Bombeiros por ato de bravura, por ele ter arriscado a vida para prender um homem que tinha acabado de assassinar um policial militar.


Comemorações

A solenidade de comemoração aos 40 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar e da instalação do 1º Grupamento de Bombeiros no Estado teve início na segunda-feira (27), e encerrou ontem (28) à noite, com uma apresentação da banda de música do Corpo de Bombeiros, no Teatro Glauce Rocha, na Capital. O 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros está localizado na avenida Costa e Silva, 901, Vila Progresso, em Campo Grande.


Tereza da Penha
FOTE SEJUSP MS

Comentários

Seguidores