Seminário discute mídia e segurança pública na Capital

Campo Grande (MS) - No próximo dia 17, às 19 horas, a Companhia Independente de Polícia de Trânsito (Ciptran) de Mato Grosso do Sul realiza o primeiro Seminário Mídia e Segurança Pública – Visão Contemporânea e Perspectivas. O evento conta com a parceria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MS (SindJor-MS) e traz para discutir o assunto o pós-doutor em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), professor José Amaral Argolo. O evento faz parte da extensa programação que comemora os 31 anos da Ciptran.



Segundo o comandante da companhia, major Alírio Villasanti Romero, o objetivo do seminário é melhorar a interação com os órgãos de segurança pública, o que proporciona maior transparência do setor e uma abordagem mais abrangente e crítica, além do maior envolvimento da comunidade acadêmica nessa discussão.


Para a presidente do SindJor-MS, Vanessa Amin, trata-se de uma excelente oportunidade para abordar um tema que está presente na rotina de trabalho dos jornalistas. “Todos os dias, temos reportagens que abordam a segurança. Promover debates sobre o assunto são importantes para a imprensa e para as autoridades desta área. Todos ganham com a oportunidade de qualificação. Com certeza teremos uma discussão muito rica”, avalia.


Entre os tópicos a serem abordados durante a palestra, o professor José Amaral Argolo deve destacar como é feita atualmente a cobertura e o que pode ser feito para que isso melhore, ressaltando a relevância da mídia no debate da segurança pública e a importância de profissionais cada vez mais especializados.


Participam também como debatedores representantes da OAB, da Polícia de Trânsito, do Sindicato do Jornalistas e do Conselho Comunitário de Segurança no Trânsito. O seminário acontece no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), localizado na avenida Mato Grosso, 4700. Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas pelo telefone 3313-1905 (Ciptran). O evento recebe o apoio da OAB e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul.


Palestrante


José Amaral Argolo é graduado em Direito e Comunicação Social – Jornalismo e possui especialização em Criminologia Clínica e Psicopatologia Forense, em Jornalismo e em Ciência Política. É mestre em Filosofia e doutor em Comunicação e Cultura. Atua como professor associado da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, como professor adjunto do Centro de Estudos Estratégicos, integra o corpo permanente da Escola Superior de Guerra.


Tem experiência consolidada nos mais diferentes campos do Jornalismo e suas atividades se estendem aos seguintes campos de prospecção: Comunicação Estratégica, História Política e Militar do Brasil. Além disso, desde meados dos anos de 1970 dedica-se ao resgate da Memória Jornalística Brasileira. Participa, ainda, como professor e pesquisador credenciado dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense.


Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado Sênior intitulada Anotações sobre um Centro de Excelência na Memória do Brasil (ESG: 1949-2009) junto ao PPGCP-UFF, sob a supervisão pedagógica do professor doutor Eurico de Lima Figueiredo. É detentor das Medalhas do Mérito Marechal Cordeiro de Farias (concedida pelo Comandante da ESG) e Marechal Trompowsky (destinada a homenagear os profissionais que se destacam no exercício do magistério no âmbito do Exército Brasileiro).


Ciptran


FONTE SEJUSP MS

Comentários

Seguidores