POLÍCIA DO RIO QUER USAR MUNIÇÃO COM CORANTE PARA IDENTIFICAR TIROS

A Polícia Civil do Rio anunciou nesta sexta-feira a intenção de adotar um tipo de munição que permite identificar a trajetória da bala, devido a um corante aplicado durante o processo de fabricação da munição.





A substância aplicada foi desenvolvida pelo Instituto de Química da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) nos últimos quatro meses e resiste ao calor da reação química que ocasiona o tiro. Além de permanecer na munição, o corante também se fixa nas barreiras ultrapassadas durante a trajetória da bala. Assim, se uma bala dotada dessa substância atravessar uma parede, uma pessoa e um vidro, será possível saber que aquela bala percorreu essa trajetória.





O objetivo da polícia do Rio é adotar um corante exclusivo para cada unidade das polícias Civil e Militar. Assim, se uma pessoa for baleada durante um tiroteio entre bandidos e policiais, será possível saber qual grupo disparou aquela bala.





O anúncio do uso da tecnologia ocorre após a Polícia Militar reconhecer erros da corporação nos casos do atropelamento de Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães, e na operação que resultou na morte do estudante Wesley de Andrade, 11.



CORES





Segundo o professor Cláudio Lopes, responsável pela descoberta, é possível adotar variações infinitas de cores. Para a polícia, a possibilidade de alterar periodicamente as características do corante dificultaria a hipótese de cópia da substância por criminosos interessados em atribuir a policiais os disparos que efetuarem.





Para que a polícia do Rio comece a usar esse tipo de munição, que por enquanto só foi testada, é preciso que ela seja produzida em escala industrial. Para isso, há duas hipóteses: a legislação federal que regulamenta as características obrigatórias da munição fabricada no Brasil passar a exigir esse produto ou uma empresa fabricante se dispor a produzir essa munição.




Segundo Alan Turnowski, chefe da Polícia Civil, as polícias do Rio --tanto Civil como Militar-- pretendem adotar essa munição assim que houver uma oferta adequada.



NOTA DO BLOG: Caso esse sistema de cores em munições seja testado e aprovado pela polícia do RJ, poderá se expandir para os demais estados do país; com o intuito de facilitar a perícia nos locais onde há tiroteios envolvendo policiais e bandidos. Isso acabará com que a culpa sempre recair para os policiais, pois sempre a "bala perdida" remete para o policial que participou da operação.
Fonte Direito dos policiais militares

Comentários

Seguidores