Polícia Federal inicia hoje paralisação reivindicando melhorias e aprovação da PEC 51

Polícia Federal greve

A Polícia Federal (PF) marcou para hoje (25) e quarta-feira (26) uma greve de advertência em todo o país. Todas as unidades da PF no Recife paralisarão as atividades, como a Superintendência, o Porto e o Aeroporto Internacional. Nas cidades do interior dos Estados, vão parar as delegacias. Apenas 30% do efetivo continuará trabalhando, realizando os serviços essenciais.


A reivindicação é por reestruturação da carreira, aprovação da PEC 51 (Projeto de Emenda Constitucional) que regulamenta as funções exercidas pelos policiais, desmilitarização da PM (Polícia Militar), carreira única nas polícias, especialização e aproveitamento das Guardas Municipais. “Hoje temos diversas funções dentro da Polícia Federal. Investigamos, fazemos imigrações portuárias, marítimas, controle de químicos e armas, além de atendimento ao público, flagrantes e diversos outros trabalhos. 

Os Policiais querem reconhecimento e que haja retorno financeiro para todo o trabalho desempenhado. Além do reconhecimento, pedem a modernização e padronização para que a nossa polícia seja de primeiro mundo. 

A PEC 51 tem a proposta de unificar a polícia, além de dar ao policial mais autonomia na investigação. A maioria dos policiais brasileiros consideram que um dos fatores responsáveis pela ineficiência do atual sistema de segurança é a falta de cooperação e compartilhamento de informações, em virtude da divisão do trabalho em polícia ostensiva, realizado pela PM, e investigativa, pela Polícia Civil. A investigação, coleta de provas e apresentação será feita pelo policial que está com a ocorrência. O que tornará os processos mais céleres.

No dia 11 de fevereiro, os policiais realizaram a primeira paralisação. Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal protestam contra as más condições de trabalho, desaparelhamento da polícia, corte do orçamento e perdas salariais.
A categoria afirma que está sem aumento há sete anos, tendo apenas um reajuste “simbólico” de 3,4% em 2009. Eles também reclamam do não cumprimento da Lei 9266, que classifica os policiais como nível superior.

http://www.carlosbritto.com/policia-federal-faz-nova-paralisacao-a-partir-de-amanha/

Comentários

Seguidores